O Sacramento da Eucaristia nos permite participar, semanalmente, com toda a comunidade, do memorial da Páscoa do Senhor. Jesus instituiu esse sacramento na última ceia, confiando à Igreja o memorial da sua morte e ressurreição. É um sacramento da fé, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe a vida inteira (corpo e sangue) do Cristo. Assim, a vida do fiel se enche de graça e lhe é dado o penhor da glória futura. A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã e eclesial, que está vinculada com a Sagrada Eucaristia e a ela se ordena. Na Eucaristia, também está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

A Eucaristia nos convida a um estilo de vida que influencia a nossa maneira de pensar, de nos relacionar com as outras pessoas, com a família, com o mundo e com a natureza. À medida que vamos vivenciando e participando dos sacramentos configuramos nossa vida à vida do Cristo, vamos nos constituindo discípulos e discípulas no seguimento do Senhor: homens e mulheres que continuamente passam da morte para a vida.

Preparação para a 1ª Eucaristia: a Catequese Eucarística deve ser oferecida às crianças em idade específica e é dever dos pais e padrinhos procurar esse serviço da comunidade para os seus filhos e afilhados. A Catequese Eucarística, a 1ª Comunhão e a posterior participação semanal na mesa do Senhor são direitos da criança batizada. Existem também catequeses destinadas aos adultos que desejam completar a sua iniciação ou ser iniciados na fé cristã. Neste caso, prevê-se o processo catecumenal, pelo qual aquele que será iniciado participa de todos os sacramentos da Iniciação Cristã, na Vigília Pascal.

A catequese de inspiração catecumenal tem como base a relação entre liturgia e catequese. Dentro dessta relação o ano litúrgico é que conduz o itinerário catequético, pois é através do ano litúrgico e de sua pedagogia que o cristão é levado a viver anualmente o mistério pascal de Cristo. Nesse sentido, o grande desafio para a catequese é desvincular sua caminhada do ano escolar e deixar-se conduzir pelo ano da Igreja, ou seja, o ano litúrgico.

A caminhada catequética conduzida pela vivência do ano litúrgico, centrado na Páscoa de Cristo, deve levar o catequizando a valorizar a participação na liturgia dominical, onde toda a comunidade reunida se encontra com seu Senhor, que a alimenta com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia.

A Catequese Infantil para a 1ª Eucaristia é feita em todas as comunidades da Paróquia São Gonçalo. As inscrições começam no mês de fevereiro com a idade a partir dos sete anos. A celebração é realizada em todas as comunidades.

Objetivo: a Catequese de 1ª Eucaristia tem como objetivo educar as crianças para a vivência da fé em comunidade, apresentando a pessoa de Jesus e os conteúdos de nossa fé para orientar o catequizando a vivê-la no dia a dia.

Tempo de preparação: considerando um tempo mínimo de dois anos, divididos em duas fases. Na 1ª fase, a criança entrará em contato com o projeto de Deus para a humanidade. Na 2ª fase, a criança irá aprender mais sobre Jesus e a comunidade cristã.

Quem pode participar: crianças que já tenham completado nove anos de idade e estejam cursando a 3ª série do ensino fundamental.

Período das inscrições: ver calendário para os veteranos e novatos (diferente do ano escolar)

Catequese com Adultos

A Catequese com Adultos tem como objetivo aprofundar a fé recebida pelos adultos e prepará-los para receber os sacramentos de iniciação cristã (Batismo – 1ª Eucaristia/Comunhão – Crisma).

Tempo de preparação: a Catequese com Adultos acontece semestralmente. 1º semestre: Batismo – Crisma – Eucaristia, 2º semestre: Batismo e Eucaristia.

Quem pode participar: adultos a partir dos 20 anos de idade que ainda não tenham recebido um dos três sacramentos de iniciação à vida cristã (Batismo –1ª Eucaristia/Comunhão – Crisma).

Coordenadora: Tatiane – (31) 98863-7765