A Igreja São Gonçalo é uma das edificações mais antigas de Contagem e os primeiros registros sobre a Capela datam de 1725. A edificação sofreu intervenções em sua arquitetura colonial, desde o século XIX. Seu interior abriga a imagem do padroeiro, São Gonçalo do Amarante e de Nossa Senhora das Dores. Em 1825, a Capela foi substituída por uma construção maior, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, do Curral D’el Rei. A Matriz possui imaginária em madeira do século XVIII, retábulo em estilo Rococó, proveniente da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Possui seis imagens do período colonial, são elas: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos, Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena. A Matriz é uma referência religiosa do povoamento da “Vila Sam Gonçalo da Contage”.

É na Igreja Matriz de São Gonçalo que é celebrado, desde 1806, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, importante tradição da cidade de Contagem, sempre na semana que antecede a Semana Santa.

Paróquia São Gonçalo