Paróquia

Paróquia São Gonçalo (Contagem)

07h

09h
18h
20h
- SUSPENSA
19h
19h
19h
19h
16h
- SUSPENSA
19h
1ª sexta-feira de cada mês - Missa

05h30 - SUSPENSA

Comunidade Santíssima Trindade

Domingo
08h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Quinta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade Nossa Senhora do Carmo

Domingo
08h30
Quinta-feira
19h30

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo
18h - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade São Rafael

Domingo
18h
Sexta-feira
19h30

Comunidade São José

Domingo
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Sexta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade São Geraldo

Quarta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Sábado
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Você está em:

Pastorais e movimentos

Ser Igreja Viva, membro do Corpo de Cristo, é ser Cristão atuante, participativo, engajado com os trabalhos da paróquia. Há várias formas de participar, basta encontrar a que mais encaixa ao seu carisma. É necessário colocar em prática a Palavra de Deus. Aqui, você encontra um breve histórico de cada uma das pastorais atuantes na Paróquia São Gonçalo, nome e contato dos responsáveis de cada pastoral.

Pastoral Litúrgica

A Pastoral Litúrgica coordena toda a liturgia da comunidade paroquial levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. É tarefa desta pastoral organizar com competência e criatividade toda a ação litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas e conduzindo a comunidade a uma forte experiência de Deus. Além disso, a Pastoral se dedica à formação religiosa de seus integrantes e de toda a comunidade.

Coordenadores: Neiva (31) 98651-1145 e Meire (31) 99688-0108


Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.

Encontros: Igreja São José – toda quarta-feira, às 20h (Salão da Igreja)


Pastoral da Comunicação

A Pascom é responsável por contribuir para o bom relacionamento entre as pastorais e os paroquianos e melhorar a circulação de informações e divulgação de ações da Paróquia.


Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo a pessoas de todos os credos e etnias.


Acólitos

A equipe de acólitos (coroinhas) é responsável pela formação dos coroinhas que ajudam e participam da celebração eucarística. Além da participação ativa na igreja, são realizadas atividades culturais e sociais para as crianças se conhecerem.

Coordenadora: Regina – (31) 97589-2775


Catequese com Adultos

A catequese com adultos tem como objetivo aprofundar a fé recebida pelos adultos e prepará-los para receber os sacramentos de iniciação cristã (Batismo – Eucaristia/1ª Comunhão – Crisma).

Tempo de preparação: a catequese com adultos acontece semestralmente. Primeiro semestre (Batismo – Crisma – Eucaristia), segundo semestre (Batismo e Eucaristia).

Quem pode participar: adultos a partir dos 20 anos de idade que ainda não tenham recebido um dos três sacramentos de iniciação à vida cristã (Batismo – Eucaristia/1ª Comunhão – Crisma).

Coordenadora: Tatiane – (31) 98863-7765


O Caminho Neocatecumenal

Na Igreja primitiva, quando o mundo era pagão, quem desejava ser cristão devia iniciar um itinerário de formação e de preparação ao Batismo, chamado “catecumenato”. Hoje o processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, faz-se necessário um itinerário de formação cristã. O Caminho Neocatecumenal não é um movimento ou uma associação, mas um instrumento das paróquias a serviço dos Bispos, para iniciar, renovar e amadurecer na fé tantas pessoas que se encontram longe da Igreja.

O Caminho Neocatecumenal começou por obra de Kiko Argúello e Carmen Hernandez, na década de 1960, em Palomeras Alta, uma das favelas mais pobres de Madri. Na mesma época, o Caminho foi confirmado e apoiado pelo então Arcebispo de Madri, Casimiro Morcillo, que constatou, na primeira comunidade de Palomeras, uma verdadeira redescoberta da Palavra de Deus e uma concretização da renovação litúrgica, então fomentada pelo Concílio Vaticano II.

Informações com o catequista responsável: Irguivan


Apostolado da Oração

Movimento fundado pelos jesuítas, dedicado à oração ao sagrado Coração de Jesus. Fazem o oferecimento do dia, visitas aos doentes e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Participe das reuniões nas comunidades:

São Gonçalo
Reunião: 1ª segunda-feira
Horário: 18h30
Presidente: Terezinha Fé Costa Rocha

Santa Helena
Reunião: 1º domingo
Horário: 15h
Presidente: Maria das Graças A. Costa

São José
Reunião: 1ª segunda-feira
Horário: 19h
Presidente: Maria das Graças Silva

São Geraldo
Reunião: 1º domingo
Horário: 15h30
Presidente: Maria Aparecida Assis

Nossa Senhora do Carmo
Reunião: 1º domingo
Horário: 16h
Presidente: Herotildes da Silva Rocha

Nossa Senhora das Graças
Reunião: 1º sábado
Horário: 15h
Presidente: Maria José Santos Rodrigues


Renovação Carismática (Grupo de Oração)

Iluminado pelo Divino Espírito Santo, com amor e coragem busca levar o testemunho de Cristo através da Oração.


Terço dos Homens

Iniciativa que tem suas inspirações no movimento da Mãe Rainha. Tem o objetivo de reunir jovens e adultos que queiram, juntos, expressar sua fé através da oração do terço e devoção a Maria, Mãe de Jesus.

Igreja São Gonçalo: Toda segunda-feira, às 19h30.

Igreja São Geraldo: Toda segunda-feira, às 19h30.


Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Criado pelo Padre Alfonso Pastore, é um movimento da Igreja Católica em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus a partir da família e da comunidade paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.


Encontro de Jovens com Cristo (EJC)

Assim como o ECC, o Encontro de Jovens com Cristo é um movimento criado pelo Padre Alfonso Pastore para jovens a partir de 18 anos. É o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes princípios: doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração. As reuniões são semanais e uma vez ao ano acontece o Encontrão, um retiro espiritual de fim de semana.


Encontro de Noivos

Momento de reflexão e diálogo para os casais que pretendem se unir no Sacramento do Matrimônio, através de palestras e dinâmicas relativas ao tema. Os encontros acontecem trimestralmente, aos domingos, na Matriz.


Grupo de Interseção

O grupo tem como objetivo a oração em prol da comunidade e toda a paróquia. Os componentes deste grupo se reúnem na Matriz São Gonçalo vários dias intercedendo pelos encontros, pastorais, movimentos e pelos paroquianos e lideranças.

Coordenador: Ronaldo


Grupo Semente

Os jovens a partir de 15 anos são convidados a participarem de um encontro de três dias fora da paróquia. É um encontro de entrosamento e formação humana e cristã. A partir, daí passam a pertencer ao Grupo Semente. É condição fazer o encontro para pertencer à família Semente.

Coordenadora: Irmã Cristina


Mães do Semente

As mães dos jovens que pertencem ao Grupo Semente reúnem-se na Matriz para rezar pelos seus filhos. São convidadas a realizar várias atividades na paróquia, tais como Pastoral da Acolhida, Liturgia, Projeto Pão Nosso, etc.

Coordenadora: Nélia


Mães Orando Pelos Filhos

Tendo a oração como fundamento da existência do grupo. Estas mães se reúnem toda semana para orar, refletir em favor de seus filhos. Uma vez por mês, o pároco visita uma família e realiza a celebração eucarística nesta casa. Movimento Mães que Oram pelos Filhos (MOF) é instrumento de curas, graças, revelações e profunda evangelização. Tudo pela unidade da oração, pelos próprios filhos, pelos filhos das irmãs de caminhada e do mundo inteiro, incluindo o santo clero, e pelas próprias mães. Umas pelas outras, unidas num só corpo, na fraternidade cristã, pela coluna da Igreja Católica. Todo mês, sorteamos uma mãe para a celebração de uma missa em sua casa.

São Rafael
Responsável: Angélica
Reunião: Toda segunda-feira, ás 19h30, na Igreja São Rafael.

São Geraldo
Responsável: 
Denise
Reunião: Toda quinta-feira, às 19h30, na Igreja São Geraldo.


Ministério da Comunhão Eucarística

O grupo de ministros da eucaristia auxilia o padre no serviço do altar e leva a comunhão em casa para os que não podem comparecer à celebração, como enfermos e idosos. Os ministros são escolhidos pelo pároco quando inspirado pelo Espírito Santo e participam de uma preparação para iniciarem as atividades.


Ministros das Exéquias

As exéquias são o conjunto de ritos e orações com que a comunidade cristã acompanha seus mortos e os recomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos, encontram-se ritos relacionados com os falecidos e com os que choram a morte de algum familiar ou amigo. Para os cristãos, “a vida não é tirada, mas transformada”. O paroquiano deverá entrar em contato com os responsáveis de cada comunidade e/ou a secretaria paroquial solicitando a presença de um ministro das exéquias, no velório do seu ente querido.

Coordenador/Matriz: Marcio (31) 98855-3891

A família poderá entrar em contato com estes ministros para o rito de encomendação nos cemitérios de Contagem.

Comunidade São Gonçalo
Deusdete Marinho de Oliveira – (31) 9 9741-1843
José Moreira – (31) 3398-1504

Comunidade São José
José Valdomiro Marinho (31) 2565-5336 | (31) 9 9189-9298
José Eustáquio da Silva – (31) 2557-5636 | (31) 9 8734-8668
Maria Neider Vieira Silva (sempre presente no Parque Renascer) – (31) 2557-5636 | (31) 9 8510-3999
Marcilio Gomes da Silva – (31) 9 9237-4588
Geralda Crispin – (31) 3398-8457 | (31) 9 8835-3538
Maria das Graças Silva – (31) 3356-5958
Maria Dirce Carneiro – (31) 3398-3971

Comunidade Santa Helena
Ângela Rosa R. Santos – (31) 3398-6938
Messias da Silva Cunha – (31) 3398-3583
Maria Helena Ferreira da Silva – (31) 9 9838-1381

Comunidade São Rafael
Marcelo Correa Schiara – (31) 9 8754-3954
Maria Eliete Riodouro Pereira – (31) 3021-0270 | (31) 9 96028835


Ministério de Música

O Ministério de Música é um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade. Seu principal propósito é administrar o Amor, a Palavra e o Espírito de Deus ao seu povo. Com a música e o canto se pode evangelizar, ensinar, inspirar, alentar, profetizar, e é vital na adoração a Deus.


Missionários da Mãe-Rainha

Grupo que age em duas vertentes: a missionária e a pastoral. A vertente missionária tem como propósito levar a imagem da Mãe Rainha às famílias, enfermos e crianças como forma de evangelizar, levar esperança e fé aos cristãos. A vertente pastoral propõe trabalhar seguindo os princípios do fundador Padre José Kentenich: trabalhar em comunidade.


Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos)

Grupo universal originado na Franca em 1833. Destina-se à prática da caridade cristã, assistindo famílias nas comunidades carentes, levando alimento e a palavra de Deus. Promove, ainda, ações e campanhas sociais regularmente.
Os vicentinos mantêm a obra Lar Maria Clara, que dá apoio e assistência aos idosos.


Eventos e Promoções

Responsável por organizar e promover eventos e atividades para arrecadar recursos financeiros para a Paróquia.

Coordenadores
Matriz:
Paulinho
Imaculada Conceição: Paulinho
Nossa Senhora do Carmo: Márcio
São Rafael: Marcelo