Paróquia

Paróquia São Gonçalo (Contagem)

07h

09h
18h
20h
- SUSPENSA
19h
19h
19h
19h
16h
- SUSPENSA
19h
1ª sexta-feira de cada mês - Missa

05h30 - SUSPENSA

Comunidade Santíssima Trindade

Domingo
08h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Quinta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade Nossa Senhora do Carmo

Domingo
08h30
Quinta-feira
19h30

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Domingo
18h - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade São Rafael

Domingo
18h
Sexta-feira
19h30

Comunidade São José

Domingo
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Sexta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Comunidade São Geraldo

Quarta-feira
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Sábado
19h30 - PAROQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Você está em:

Batismo

O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.

Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. Escolha padrinhos católicos, que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.


 

Padrinhos e Madrinhas

  • Deverão ser católicos;
  • Maiores de 16 anos e batizados;
  • Dispostos a acompanhar, dedicada e responsavelmente, seu afilhado no processo de amadurecimento na fé.

​Documentações necessárias para a inscrição para o batismo:

  • Xerox da certidão de nascimento da criança;
  • Comprovante de endereço dos pais;
  • Xerox do documento de identidade dos padrinhos.

Etapas

Acolhida e prestação de informações (Secretaria)
Esse será o primeiro momento em que na secretaria paroquial serão entregues essas instruções para mais esclarecimentos e o agendamento da Catequese de Batismo e do Batizado.

Visita às famílias

Nesse segundo momento a família é convidada a acolher dois membros da Pastoral do Batismo, que numa visita simples refletirá algumas questões relacionadas à Catequese Batismal (antigo Curso de Batismo).

Preparação Catequética dos Pais e Padrinhos

Após a visita às famílias da criança que será batizada, os pais e padrinhos das crianças serão convidados pela Pastoral do Batismo a participarem da Catequese Batismal (antigo Curso de Batismo).

Celebração Batismal

Esse é o último e quarto momento, em que as famílias, após participarem da Catequese Batismal serão convidadas a escolher uma data, dentre as datas propostas pela Pastoral do Batismo, para batizar a criança. Lembrando algumas normas necessárias para a marcação do Batismo:

  • As crianças deverão ser menores de sete anos;
  • Os padrinhos devem ser maiores de dezesseis anos, católicos batizados;
  • Não será cobrada nenhuma taxa para participação da Catequese Batismal, nem da celebração do Batismo, ficando os familiares da criança a ser batizada livres para contribuírem com o valor que desejarem durante a Celebração Batismal;
  • É de responsabilidade dos pais ou padrinhos providenciarem as vestimentas adequadas para criança que será batizada, como também de chegarem nos horários previstos para Catequese Batismal e Celebração do Batismo.

Consagração à Nossa Senhora

Acontece no dia do Batismo. A celebração é realizada antes dos ritos finais. A família pode convidar padrinhos e madrinhas menores de dezesseis anos.

Observações

  • Crianças que não foram batizadas até os sete anos de idade deverão frequentar a Catequese Paroquial, conforme orientações da coordenação de catequese.
  • A transferência da celebração do Batismo de uma paróquia para outra só poderá ser feita com autorização do pároco (ou vigário paroquial) de onde reside o batizando. As paróquias pertencentes à Forania São Gonçalo não precisarão de autorização de transferência.
  • Quando o batizado é de adulto, poderá ocorrer durante a celebração da Eucaristia.​

Celebrações:

Matriz

Realizados em dois domingos durante o mês, sempre às 11 horas.

São José

Realizados no 3º domingo de cada mês.

Demais comunidades

São celebrados em horários agendados com a coordenação do Batismo em conjunto com o pároco e o vigário paroquial.

Os pais devem procurar a secretaria paroquial para fazerem o agendamento.