Batismo
O Batismo é um sacramento da iniciação à fé cristã, uma celebração que promove a nossa identificação com Cristo em seu mistério pascal (cf. Rm 6,3-11). Como porta de entrada para a Igreja, o Batismo nos dá acesso aos demais sacramentos. Por ele, somos libertados do pecado original e regenerados como filhos e filhas de Deus, em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e, incorporados à sua igreja, somos feitos templos do Espírito Santo. O Batismo pode ser definido como o sacramento da regeneração pela água e pela palavra.
Preparação para Batismo: Procure a secretaria de sua paróquia antes de marcar a celebração e conheça a proposta de preparação para o Batismo que a sua comunidade oferece. São aceitos apenas padrinhos católicos que possam desempenhar a missão de colaboradores dos pais no compromisso de educar a criança na fé da Igreja e não apenas por motivos afetivos. Apresente a documentação exigida e, de preferência, batize em sua paróquia de residência. Sendo o Batismo realizado noutra igreja, peça o comprovante de participação na Catequese batismal e informe-se também lá, onde será celebrado.
Padrinhos e Madrinhas
- Deverão ser católicos;
- Maiores de 16 anos e batizados;
- Dispostos a acompanhar, dedicada e responsavelmente, seu afilhado no processo de amadurecimento na fé.
Documentações necessárias para a inscrição para o batismo:
- Xerox da certidão de nascimento da criança;
- Comprovante de endereço dos pais;
- Xerox do documento de identidade dos padrinhos.
Etapas
Acolhida e prestação de informações (Secretaria)
Esse será o primeiro momento em que na secretaria paroquial serão entregues essas instruções para mais esclarecimentos e o agendamento da Catequese de Batismo e do Batizado.
Visita às famílias
Nesse segundo momento a família é convidada a acolher dois membros da Pastoral do Batismo, que numa visita simples refletirá algumas questões relacionadas à Catequese Batismal (antigo Curso de Batismo).
Preparação Catequética dos Pais e Padrinhos
Após a visita às famílias da criança que será batizada, os pais e padrinhos das crianças serão convidados pela Pastoral do Batismo a participarem da Catequese Batismal (antigo Curso de Batismo).
Celebração Batismal
Esse é o último e quarto momento, em que as famílias, após participarem da Catequese Batismal serão convidadas a escolher uma data, dentre as datas propostas pela Pastoral do Batismo, para batizar a criança. Lembrando algumas normas necessárias para a marcação do Batismo:
- As crianças deverão ser menores de sete anos;
- Os padrinhos devem ser maiores de dezesseis anos, católicos batizados;
- Não será cobrada nenhuma taxa para participação da Catequese Batismal, nem da celebração do Batismo, ficando os familiares da criança a ser batizada livres para contribuírem com o valor que desejarem durante a Celebração Batismal;
- É de responsabilidade dos pais ou padrinhos providenciarem as vestimentas adequadas para criança que será batizada, como também de chegarem nos horários previstos para Catequese Batismal e Celebração do Batismo.
Consagração à Nossa Senhora
Acontece no dia do Batismo. A celebração é realizada antes dos ritos finais. A família pode convidar padrinhos e madrinhas menores de dezesseis anos.
Observações
- Crianças que não foram batizadas até os sete anos de idade deverão frequentar a Catequese Paroquial, conforme orientações da coordenação de catequese.
- A transferência da celebração do Batismo de uma paróquia para outra só poderá ser feita com autorização do pároco (ou vigário paroquial) de onde reside o batizando. As paróquias pertencentes à Forania São Gonçalo não precisarão de autorização de transferência.
- Quando o batizado é de adulto, poderá ocorrer durante a celebração da Eucaristia.
Celebrações:
Igreja São Gonçalo
Realizados em dois domingos durante o mês, sempre às 11 horas.
Demais comunidades
São celebrados em horários agendados com a coordenação do Batismo em conjunto com o pároco e o vigário paroquial.
Os pais devem procurar a secretaria paroquial para fazerem o agendamento.